FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA DO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, OESTE MARANHENSE
Journal: InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade (Vol.2, No. 6)Publication Date: 2017-03-29
Authors : Raifran Abidimar de Castro;
Page : 221-234
Keywords : Degradação Ambiental; Bacia Hidrográfica; Uso e Cobertura do Solo.;
Abstract
Os estudos sobre as repercussões das atividades econômicas sobre o ambiente têm contribuído para se identificar atividades degradadoras. No entanto ainda são poucas as pesquisas que se utilizam das bacias hidrográficas como área de análise da fragilidade ambiental, principalmente em relação à Amazônia maranhense. Com isso, o objetivo deste artigo é apresentar dados sobre as áreas de maior e menor fragilidade ambiental da bacia do Córrego Água Branca, oeste maranhense. Para isso se utilizou da análise empírica baseada em dados de geologia, pedologia, geomorfologia, e usos e coberturas do solo, visando à identificação das áreas de maior fragilidade ambiental. Com a análise dos dados, percebeu-se que há a necessidade de que novas formas de gestão e seus respectivos processos de uso e ocupação da bacia sejam realizados, visando à redução da fragilidade emergente forte que representa 42,2% da área da bacia.
Other Latest Articles
- POLUIÇÃO SONORA NA AVENIDA MINISTRO JOÃO ALBERTO NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS-MT
- GEOGRAFIA, GEOTECNOLOGIAS E AS NOVAS TENDÊNCIAS DA GEOINFORMAÇÃO: indicação de estudos realizados na região Nordeste
- GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO DIAGNÓSTICO DOS CONFLITOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO RIBEIRÃO DAS AGULHAS – BOTUCATU (SP)
- ECOHYDROLOGICAL PERSPECTIVES OF DEGRADING BAOLIS DURING MEDIEVAL PERIOD IN DELHI: traditional practices of water management
- EFECTOS DE EVENTOS EL NIÑO Y LA NIÑA SOBRE LAS LAGUNAS DEL SUR DE LA REGIÓN PAMPEANA (ARGENTINA)
Last modified: 2017-03-30 05:44:56