CONTROLE E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CULTIVO DE MICROALGAS ATRAVÉS DE SENSORES
Journal: BRAZILIAN JOURNAL OF PRODUCTION ENGINEERING - BJPE (Vol.1, No. 1)Publication Date: 2015-11-01
Authors : Nazur Amorim Gomes Laiza Leal Siquara Pablo Brunetti dos Santos Rodrigo Randow de Freitas paulo Sérgio da Silva Porto;
Page : 1-4
Keywords : sensores; automação; microalgas.;
Abstract
Este trabalho propõe desenvolver uma alternativa usando mecanismos tecnológicos, especificamente sensores, medidores, computadores e micro controladores, para sanar, atenuar e controlar possíveis problemas das condições físico- químicas da água em meio de cultivo. Os principais fatores que são importantes neste controle: temperatura, pH, luminosidade e dióxido de carbono (Carmouze, 1994; Mulder, 2009). E dependendo do objetivo da linha de pesquisa, pode-se utilizar outros parâmetros de qualidade como, salinidade e condutividade elétrica. Corroborando, segundo Huet (1978), o que é determinante num modelo aquícola e o melhor sistema de cultivo a ser implantado é a quantidade e qualidade da água. Sendo importante também mencionar que são escassos os estudo em relação à utilização de dispositivos eletrônicos para controle da qualidade da água em cultivos intensivos fechados com recirculação com a espécie a ser estudada. Assim, com o exposto, o objetivo principal da presente proposta é estudar o desempenho de um sistema de recirculação aquícola, mais especificamente o cultivo de microalgas, construído com materiais de tecnologia de ponta com código aberto e de baixo custo, em relação à sua eficiência na manutenção e restauração dos parâmetros de qualidade da água em níveis adequados ao ciclo produtivo, considerando as implicações desta técnica na conservação dos recursos hídricos.
Other Latest Articles
- HISTÓRIA ORAL DE PESCADORES DA COMUNIDADE DE PEDRA D’ÁGUA, SÃO MATEUS, ES
- EXPEDIÇÃO NAVEGANDO NAS ÁGUAS DO CRICARÉ
- A ELABORAÇÃO DAS NORMAS LEGAIS E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
- QUALITE ET ORIGINE DE LA MINERALISATION DES EAUX SOUTERRAINES DU DEPARTEMENT DE GRAND-LAHOU (SUD-OUEST DE LA COTE DIVOIRE)
- LES COMPLICATIONS ASSOCIEES AU VOLVULUS DE LINTESTIN GRELE CHEZ LES GRANDS PREMATURES : A PROPOS DE CINQ CAS
Last modified: 2022-10-17 22:00:20