O uso das formas “você, ocê e cê” na fala de adolescentes de Santa Luzia ? MG
Journal: Odisseia (Vol.0, No. 11)Publication Date: 2013-12-20
Authors : Maurício Rubens de Carvalho Guilherme; Ivanete Farias dos Reis; Camila Avelino Francisco;
Page : 43-59
Keywords : Variação. Pronomes. Classe Social. Sexo.;
Abstract
Percebe-se nos dias atuais que a forma pronominal você está sendo substituída em alguns contextos pelas variantes ocê e cê. Assim, objetivou-se com este trabalho verificar como esse processo está acontecendo. Para isso, analisamos a fala de adolescentes de 15 anos, alunos de duas escolas, uma da rede pública e a outra da rede particular. Os métodos de análise utilizados foram quantitativo e qualitativo, uma vez que buscamos quantificar a porcentagem de utilização de cada forma (você, ocê e cê) e analisar se elementos extralinguísticos como classe social e sexo estariam interferindo nessa variação. Em suma, busca-se com este artigo apresentar os resultados da pesquisa que analisou o uso das variações do pronome você na língua e que fatores de natureza social e estrutural favoreceram o uso de cada uma dessas variantes.
Other Latest Articles
- A viravolta machadiana: um ponto sem nó
- A identidade feminina no romance O quatrilho
- Narrativas refletidas: o modus operandi dos narradores de Nove Noites e O sol se põe em São Paulo, de Bernardo de Carvalho
- Joana da Gama, uma estrategista das Letras Portuguesas do século XVI
- ANTI-HELICOBACTER PYLORI ACTIVITY OF THREE MEDICINAL PLANTS (CINNAMOMUM ZEYLANICUM, SYZYGIUM AROMATICUM AND ZINGIBER OFFICINALE)
Last modified: 2017-02-25 23:34:24