REAVALIAÇÃO DA VALORAÇÃO ECONÔMICA DOS RECURSOS AMBIENTAIS IMPACTADOS COM A USINA HIDRELÉTRICA DE SANTO ANTÔNIO
Journal: InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade (Vol.2, No. 6)Publication Date: 2017-03-29
Authors : Cristiano Torres do Amaral;
Page : 235-252
Keywords : Políticas Ambientais; Desenvolvimento Sustentável; Stakeholders.;
Abstract
O presente estudo é resultado de análises de teses de doutorado em andamento e se insere na temática de Valoração Econômica dos Recursos Ambientais (VERA) do Rio Madeira, situada no município de Porto Velho-RO. O objetivo foi de fazer uma análise crítica no processo de valoração econômica dos recursos ambientais na implantação da usina hidrelétrica (UHE) de Santo Antônio. Por outro lado, o trabalho também analisou o Projeto de Assentamento Joana D'Arc I, II e III como um dos stakeholders do empreendimento. Baseado na pesquisa bibliográfica e documental, bem como com o suporte da teoria dos stakeholders, o resultado do estudo trouxe evidências que o processo de implantação desse empreendimento não considerou o real valor econômico ambiental do Rio Madeira, no que concerne ao meio físico, meio biótico e o meio socioeconômico, que é afetado ou poderá vir a ser afetado, nem tampouco consideraram os interesses de todos os stakeholders no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) que procederam a implantação da usina.
Other Latest Articles
- FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA DO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, OESTE MARANHENSE
- POLUIÇÃO SONORA NA AVENIDA MINISTRO JOÃO ALBERTO NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS-MT
- GEOGRAFIA, GEOTECNOLOGIAS E AS NOVAS TENDÊNCIAS DA GEOINFORMAÇÃO: indicação de estudos realizados na região Nordeste
- GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO DIAGNÓSTICO DOS CONFLITOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO RIBEIRÃO DAS AGULHAS – BOTUCATU (SP)
- ECOHYDROLOGICAL PERSPECTIVES OF DEGRADING BAOLIS DURING MEDIEVAL PERIOD IN DELHI: traditional practices of water management
Last modified: 2017-03-30 05:49:05