Mundo do Brasil: natureza e virtude
Journal: Revista do GELNE (Vol.12, No. 1)Publication Date: 2010-12-31
Authors : Maria do Socorro Fernandes de Carvalho;
Page : 32-37
Keywords : Exórdio; Decoro; Retórica; Livro; Barroco.;
Abstract
Este texto apresenta a idéia de que os discursos exordiais seiscentistas compõem o início do livro, fazendo portanto parte do seu universo retórico. Para isto, aciono o conceito retórico de proêmio como a parte do discurso que, ao iniciá-lo, satisfaz já o artifício de captação de sua atenção, docilidade e interesse, como prevê a retórica, desde modelos antigos. O texto traz resumos de princípios teóricos de aplicação de pressupostos retóricos aos discursos preambulares do livro seiscentista circulante no Brasil e em Portugal: princípios da permeabilidade, adequação ou decoro, brevidade e civilizatório, (pelo elogio do leitor). Como ilustração, faço uma análise dos discursos preambulares do livro de sermões alegóricos do frei António do Rosário, no século XVII: Frutas do Brasil numa nova e ascética monarquia consagrada à santíssima senhora do Rosário, publicado no ano de 1702.
Other Latest Articles
- Análise do índice de cobertura da mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos, por nível de ensino, segundo unidade de federação
- Brinquedos e brincadeiras em narrativas pessoais: inventário e análise lexical
- Quem sabe/talvez: uma análise variacionista da modalidade epistêmica no português oral culto de Fortaleza
- Perfil de resistência aos antimicrobianos e prevalência da produção de beta-lactamases de espectro estendido em cepas de Escherichia coli em um hospital terciário do Ceará, Brasil (2010 – 2013)
- Uma leitura do discurso do outro nos estudos da linguagem
Last modified: 2017-05-11 02:01:56