ResearchBib Share Your Research, Maximize Your Social Impacts
Sign for Notice Everyday Sign up >> Login

Linha de cuidados em obesidade: protocolo de atenção especializada integral à obesidade e síndrome metabólica do Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC)

Journal: Revista de Medicina da UFC (Vol.55, No. 2)

Publication Date:

Authors : ; ; ; ; ; ; ; ;

Page : 63-74

Keywords : Obesidade; Perda de peso; Saúde pública; Protocolos clínicos; Cirurgia bariátrica; Acesso aos serviços de saúde;

Source : Downloadexternal Find it from : Google Scholarexternal

Abstract

A obesidade é um sério problema de saúde mundial, responsável pelo aumento na incidência de diversas outras doenças, aumento da mortalidade total, e elevação dos custos com saúde. No Brasil, onde as doenças crônicas não comunicáveis dominam o ranking de mortalidade, mais da metade da população está acima do peso. Nesse contexto, o Ministério da Saúde estabeleceu a criação das Linhas de Cuidados direcionadas às doenças crônicas de maior impacto epidemiológico. As linhas de cuidado tem como objetivo coordenar os fluxos assistenciais que devem ser garantidos ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde de maneira integral, e reduzir a fragmentação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Este documento propõe diretrizes clínicas para a organização de uma linha de cuidados em obesidade na rede pública de Fortaleza, onde o serviço especializado e multiprofissional será oferecido no Hospital Universitário Walter Cantídio.

Last modified: 2017-08-22 01:32:30