UM OLHAR SOBRE AS VULNERABILIDADES SOCIOECONÔMICAS EM COMUNIDADES PESQUEIRAS ARTESANAIS LOCALIZADAS NO SUDESTE DO BRASIL
Journal: BRAZILIAN JOURNAL OF PRODUCTION ENGINEERING - BJPE (Vol.1, No. 1)Publication Date: 2015-11-01
Authors : Renan Barbosa Lima Isadora Batista Borges Glaydston Mattos Ribeiro Rodrigo Randow de Freitas;
Page : 1-4
Keywords : Pesca artesanal; comunidades pesqueiras; socioeconômica; vulnerabilidades;
Abstract
As comunidades de Pedra D'água, Guriri e Barra Nova, situadas no norte do estado, município de São Mateus, que possuem renda proveniente do pescado tem gerado melhorias na condição socioeconômica das famílias envolvidas. Por outro lado, outros problemas relacionados à alfabetização, infraestrutura e capacitação continuam sendo apontados como empecilhos para o desenvolvimento da atividade de forma sustentável (Rocha et al., 2012). Assim, um prévio conhecimento das vulnerabilidades socioeconômicas locais possibilita contribuir para orientar possíveis ações, correções de conduta pelos atores locais e a possibilidade de elaboração de políticas públicas a fim de aprimorar e dar subsídio tecnológico, social e econômico a atividade. Dessa forma, satisfazendo as demandas crescentes por alimentos, o que permite um planejamento eficiente que contribui para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva e das comunidades estudadas.
Other Latest Articles
- CONTROLE E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CULTIVO DE MICROALGAS ATRAVÉS DE SENSORES
- HISTÓRIA ORAL DE PESCADORES DA COMUNIDADE DE PEDRA D’ÁGUA, SÃO MATEUS, ES
- EXPEDIÇÃO NAVEGANDO NAS ÁGUAS DO CRICARÉ
- A ELABORAÇÃO DAS NORMAS LEGAIS E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
- QUALITE ET ORIGINE DE LA MINERALISATION DES EAUX SOUTERRAINES DU DEPARTEMENT DE GRAND-LAHOU (SUD-OUEST DE LA COTE DIVOIRE)
Last modified: 2022-10-17 22:01:45