Avaliação dos fatores intervenientes no processo de salinização em reservatórios superficiais do semiárido brasileiro
Journal: Revista Brasileira de Recursos Hídricos (Vol.20, No. 3)Publication Date: 2015-09-01
Authors : Andrea Sousa Fontes; ANTONIO EXPEDITO GOMES DE AZEVEDO; MARIA DO ROSARIO ZUCCHI; Yvonilde Dantas Pinto Medeiros;
Page : 708-721
Keywords : Salinização; Semiárido; Traçadores ambientais;
Abstract
Os açudes representam a principal fonte de água para suprir as demandas no semiárido do nordeste brasileiro. A presença da água não significa garantia de abastecimento, uma vez que, além da intermitência dos rios, o aporte de sais e esgotos na água torna-a comprometida para o consumo humano, animal e para a irrigação. Neste contexto, a presente pesquisa avaliou o processo de salinização das águas superficiais de cinco reservatórios com características distintas da bacia hidrográfica do rio Jacuípe, uma área de 12.163 km2 representativa da região semiárida, por meio da utilização de traçadores ambientais (isotópicos e químicos). De acordo com os resultados encontrados, foram estabelecidas relações entre fatores climáticos (ocorrência de precipitação e ação da evaporação), características químicas da água armazenada e o comportamento hídrico dos reservatórios. As relações identificadas contribuem para o entendimento do processo de salinização de reservatórios dessa região. Nas análises foram consideradas também informações da área de drenagem no que se refere ao aporte de sais proveniente da lavagem deste pela chuva, características geométricas do lago, seu tamanho e existência de barramentos a montante. As análises indicaram que a salinização é proveniente da dissolução de sais, presente no solo, e a evaporação é o agente intensificador. A entrada de água de afluentes com água salobra, trazendo os sais carreados do solo, colabora com o aumento da salinidade. O estudo do tipo e controle do uso do solo na área de drenagem deve ser priorizado de modo a orientar na construção e gestão de reservatórios de águas da região semiárida na tentativa de minimizar os impactos da salinização na qualidade desse recurso.
Other Latest Articles
- Efeitos da cascata de reservatórios sobre a variabilidade natural de vazões: o caso do rio Paraná em Porto Primavera
- Estudo de propagação de ondas para auxiliar a elaboração do plano de ação emergencial externo - PAE
- Carga máxima admissível de fósforo e estado trófico do Reservatório Tanque Grande, Guarulhos - SP
- Qualidade das águas de nascentes na bacia hidrográfica do rio Paraguaçu, Cruz das Almas, Bahia
- Determinação de anti-inflamatórios na água e sedimento e suas relações com a qualidade da água na bacia do Alto Iguaçu, Curitiba-PR.
Last modified: 2016-05-08 12:39:40