Avaliação de Métodos para Dimensionamento da Irrigação Suplementar em Clima Úmido
Journal: Revista Brasileira de Recursos Hídricos (Vol.3, No. 4)Publication Date: 1998-12-01
Authors : Álvaro José Back; RAUL DORFMAN; ROBIN THOMAS CLARKE;
Page : 33-49
Keywords : Irrigação Clima Úmido;
Abstract
A irrigação suplementar tem sido recomendada para as regiões de clima úmido como forma de reduzir os riscos de ocorrência de déficit hídrico; no entanto não existem critérios para o dimensionamento de sistemas de irrigação adequados a essas regiões, sendo utilizados os mesmos critérios desenvolvidos para regiões de clima árido ou semi-árido. Neste trabalho foram comparados os valores de precipitação efetiva determinados pelo método do Serviço de Conservação de Solos dos Estados Unidos e pelos modelos de balanço hídrico horário e diário com os valores de precipitação provável ou dependente. Os diferentes critérios de dimensionamento foram aplicados aos dados da estação meteorológica de Urussanga, SC (28º31\\\\\\\' S, 49º19\\\\\\\' W, altitude 48,2 m). Os resultados permitiram concluir que a precipitação efetiva média mensal estimada pelo método do Serviço de Conservação de Solo dos Estados Unidos apresenta valores superiores aos valores obtidos pelos modelos de balanço hídrico. A inclusão da metodologia da Curva Número no balanço hídrico diário não resulta em diferença na precipitação efetiva para solos com CN variando de 60 a 90. O critério de dimensionamento baseado na diferença entre a evapotranspiração média e a precipitação dependente resulta na subestimativa da necessidade de irrigação.
Other Latest Articles
- Controle do Escoamento com Detenção em Lotes Urbanos.
- Estimação Conjunta dos Parâmetros de um Modelo Estocástico Multivariado Contemporâneo Periódico Auto-Regressivo - PAR(P)
- Análise Regional de Freqüência e Distribuição Temporal das Tempestades na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH
- Análise dos padrões brasileiros de qualidade de corpos d\'água e de lançamento de efluentes líquidos
- Relação entre vazões máximas diária e instantânea
Last modified: 2016-05-09 00:39:59