Agregação do Coeficiente de Abatimento Espacial à Relação Intensidade-Duração-Freqüência das Precipitações Sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte
Journal: Revista Brasileira de Recursos Hídricos (Vol.8, No. 1)Publication Date: 2003-03-01
Authors : ELAINE CRISTINA XAVIER SANTOS; MAURO DA CUNHA NAGHETTINI;
Page : 189-199
Keywords : coeficiente de abatimento espacial curvas intensidade-duração-freqüência;
Abstract
Em geral, os chamados métodos ?indiretos? para a determinação de vazões de enchentes pressupõem o conhecimento prévio da precipitação média espacial, de uma certa duração, sobre a bacia de drenagem em estudo. Na prática da engenharia, é freqüente tomar-se a precipitação pontual, geralmente obtida a partir de curvas IDF locais, como uniformemente distribuída sobre a área em questão. Sabe-se, entretanto, que a precipitação não se distribui uniformemente sobre uma dada área, variando entre outros fatores, com o relevo e forma da bacia, assim como com a duração e a intensidade da chuva. Esse artigo sumariza os estudos realizados para a determinação dos chamados coeficientes de abatimento espacial (ou fatores de redução para área) de precipitações intensas de diversas durações sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte ? RMBH. Esses são fatores inferiores à unidade, os quais têm como fim obter a altura ou intensidade da precipitação média espacial a partir da redução da precipitação pontual. A metodologia aqui empregada baseia-se no coeficiente de correlação espacial entre precipitações pontuais, bem como nas características dos episódios de chuva e na forma da área considerada. Os resultados obtidos, variáveis não só com a área, mas também com a duração e o período de retorno da precipitação, puderam, então, ser agregados à relação existente entre a intensidade, duração e freqüência de chuvas sobre a RMBH. Esse artigo também apresenta comparações com outros estudos similares, algumas verificações para eventos de curta duração observados sobre a área em questão e uma breve discussão sobre a variação das dimensões características dos campos de precipitação com a gênese e duração dos episódios chuvosos.
Other Latest Articles
- Modificação no Algoritmo Genético SCE-UA e sua Aplicação a um Modelo Hidrossedimentológico
- Variabilidade Temporal no Regime Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai
- Avaliação Sazonal da Qualidade das Águas do Arroio da Cria Montenegro, RS com Aplicação de um Índice de Qualidade de Água (IQA)
- Previsão de Cheias em Tempo Atual com Sistema Especialista Difuso
- O Ajuste e Teste da Significância de Tendências Lineares em Dados com Distribuição Gumbel
Last modified: 2016-05-09 07:37:55