Análise de Estacionariedade de Séries Hidrológicas na Bacia Incremental de Itaipu
Journal: Revista Brasileira de Recursos Hídricos (Vol.3, No. 4)Publication Date: 1998-12-01
Authors : CLAUDIO MARCHAND KRUGER; ELOY KAVISKI; INGRID ILLICH MULLER;
Page : 51-71
Keywords : Análise Hidrológicas Bacia Itaipu;
Abstract
O aumento das vazões médias afluentes à usina hidrelétrica de Itaipu após a década de 1970 apresenta uma intensidade considerável e vem ocorrendo ao longo de um período de tempo significativo. Neste artigo é apresentada uma síntese dos estudos desenvolvidos para a bacia do rio Paraná, com ênfase na região mais próxima da usina de Itaipu. Os objetivos principais são os seguintes: (i) análise da estacionariedade de séries de vazões e precipitações das bacias hidrográficas dos rios afluentes à usina de Itaipu; (ii) estimativa da percentagem de variação ocorrida nas vazões e precipitações médias após 1970. As análises foram realizadas com base em diferentes técnicas estatísticas aplicadas às séries históricas disponíveis na bacia do rio Paraná em Itaipu. Análises adicionais foram realizadas, em nível preliminar, envolvendo estimativas da evapotranspiração real e aspectos meteorológicos e de uso do solo. Os estudos desenvolvidos permitem concluir que houve aumentos significativos de vazões e precipitações médias após 1970. Aparentemente, o fenômeno do aumento de vazão decorre dos efeitos conjuntos do aumento da precipitação (que pode ser transitório), diminuição da evapotranspiração provocada pela retirada da mata nativa e aumento da infiltração da chuva, facilitada pelo adequado manejo do solo. Os aumentos de precipitação podem justificar o aumento de vazões nas regiões situadas a montante na área de estudo. Para as bacias situadas mais a jusante, o aumento de vazão é incompatível com o aumento de precipitação, indicando que outros fatores, como a mudança de uso do solo, interferem no processo.
Other Latest Articles
- Avaliação de Métodos para Dimensionamento da Irrigação Suplementar em Clima Úmido
- Controle do Escoamento com Detenção em Lotes Urbanos.
- Estimação Conjunta dos Parâmetros de um Modelo Estocástico Multivariado Contemporâneo Periódico Auto-Regressivo - PAR(P)
- Análise Regional de Freqüência e Distribuição Temporal das Tempestades na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH
- Análise dos padrões brasileiros de qualidade de corpos d\'água e de lançamento de efluentes líquidos
Last modified: 2016-05-09 00:39:59