Estimativa dos Parâmetros do Modelo IPH II para algumas Bacias Urbanas Brasileiras
Journal: Revista Brasileira de Recursos Hídricos (Vol.3, No. 4)Publication Date: 1998-12-01
Authors : Andrea de Oliveira Germano; ANDRÉ LUIZ LOPES DA SILVEIRA; CARLOS EDUARDO MORELLI TUCCI;
Page : 103-120
Keywords : Bacias Urbanas;
Abstract
O uso de modelos hidrológicos precipitação-vazão para estimativa de hidrograma de projeto em bacias urbanas é freqüente devido a falta de dados de vazão observados e pela alteração das características das bacias. O modelo hidrológico IPH II tem sido utilizado por vários profissionais em recursos hídricos para estimativa de hidrogramas de cheias em bacias urbanas. No entanto, uma das principais dificuldades na sua utilização é a estimativa dos seus parâmetros dentro dos diferentes cenários. Neste estudo são utilizados dados hidrológicos de 28 bacias urbanas em 6 cidades brasileiras, representando eventos de cheia. Com base nessas informações e nas características das bacias, o modelo foi ajustado aos eventos mencionados. Com uma análise dos prognósticos e da variabilidade dos parâmetros foi possível orientar o uso deste modelo para outras bacias brasileiras.
Other Latest Articles
- Análise de Estacionariedade de Séries Hidrológicas na Bacia Incremental de Itaipu
- Avaliação de Métodos para Dimensionamento da Irrigação Suplementar em Clima Úmido
- Controle do Escoamento com Detenção em Lotes Urbanos.
- Estimação Conjunta dos Parâmetros de um Modelo Estocástico Multivariado Contemporâneo Periódico Auto-Regressivo - PAR(P)
- Análise Regional de Freqüência e Distribuição Temporal das Tempestades na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH
Last modified: 2016-05-09 00:39:59